É com grande satisfação, que trabalho nesse compartilhar do Dharma (Ensinamento) como um seguidor da Escola Budista Shodô Shinshu ou Verdadeira Escola da Terra Pura, que se apresentou em minha vida através de um amigo no ano 2003. No ano de 2011 fiz o Kikyôshiki (Rito de Iniciação), ou seja a tomada de refúgio nas três jôias do Budismo: Buda, Dharma (Ensinamento) e Sangha (Comunidade).
É claro que como um juramento responsável, procuro sempre escutar o Dharma, que é a base central de nossa Escola e a revêrencia ao Buda Amida, através da prática do NEMBUTSU: NAMU AMIDA BUTSU. Espero poder compartilhar, dessa experiência de um Brasileiro de Fámila Católica, que se viu envolvido pelo Budismo, e é claro que por condições favóraveis que me vez averiguar a realidade de Amida e o esplêndor de sua Compaixão.
Espero que o espaço adiquirido, seja um lugar onde possamos juntos compartilhar da Fé, proporcionado pelo Voto Mistérioso de Amida, emanado de sua Terra Pura e trocarmos idéias ou dúvidas, e nessa reciproca, possamos viverciamos a plenitude do Dharma eterno adquirido pela compaixão do Tathagata Amitabha/Amitayus (Aquilo que vem do que é).
Resumir o Budismo para mim hoje seria apenas relatar a luminosidade de Amida, e sua manifestação presente através doNEMBUTSU: NAMU AMIDA BUTSU que a mim se expressa hoje como uma visão de um monge chamado Gustavo, nunca conheci ele, mas lembro- me de uma palestra onde eu escutei num fone de Ouvido ele exclamando: " Se o Buda transformou a mim, ele pode mudar qualquer um ". As pessoas que presenciavam sua palestra riram e então ele falou num tom serio: "Eu estou falando serio!". Quando ele falou isso eu chorei, porque eu também estava sendo mudado. Sempre me lembro e escuto sua palestra no fone do Ouvido e ele fala, Budismo Shin é obrigado, quem agradeçe nas alegrias e reclama nas tristezas isso não é Gratidão. E é pela graça hoje, que esplano com alegria da luz e vida infinita de Amida que ao seu olhar não existe um canto seguer que não seja visto, como dizia Shinran Shôshingue: " A desimpedida, Incomparável e Majestosa Chama de Luz ".
A mim só posso falar do Caminho do Outro Poder (Tariki), baseado no voto original de Amida, e do encontro com o verdadeiro eu, e da fé, e na convicção que o Voto de Amida funciona a sua maneira, no soprar da despreocupação para tudo o que acontece, é viver em tudo o que é para ser vivido: no trabalho, com os amigos, nos relacionamentos humanos e tentar aprender para com tudo o que acontece, fazer planos, mas o resto se manifesta de acordo com a própria vida. Hoje seguir o fluxo dessa vida para mim, esta contida na mesma alegria do Mestre Shinran em seu poema de Fé Shônshingue, que seria o meu Norte, ou se preferirem a grande Nave que vai até a Outra Margem. Budismo é coração! É com esse olhar que falo hoje da manifestação do Voto Original baseado no nome de AMIDA, e da prática do Nembutsu e a consciência de estar sendo iluminado pela manifestação salvíca e eficaz de Amida.
Acredito que posteriormente, possa estar explanando novas palavras, e espero que sempre sejam palavras vivas, que toquem com manifestação de revêrencia ao Nyorai AMIDA. E é claro o que pensei hoje com relação ao ensinamento hoje, pode mudar amanhã, pois como dizia Shakyamuni: tudo é impermanente. Queria agradeçer a todo o Sangha e Amigos de Dharma que me fizeram ser o que sou hoje. Muito Obrigado.Nome Búdico KAKU ON (Som do Despertar)
É interessante perceber o tanto que as coisas Mudam.