As Quatro Nobres Verdades
A Verdade do Sofrimento
- Nascer é sofrimento, odiar é sofrimento, tristeza, saudades, decepção são sofrimento. Estar longe daquilo que se deseja é sofrimento, estar em condições que não gostaria de estar é sofrimento, estar apegado ao passado já morto e um futuro inexistente ou o lutar inultimente para satisfazer os desejos egoistas é sofrimento. De fato, a vida que não está livre dos desejos e paixões está sempre envolta com angústias. Eis o que se chama a Verdade do Sofrimento.
A Causa do Sofrimento
- O sofrimento humano encontra-se: na ignorância, no apego, na cobiça, no ódio, nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões mundanas. Se estes desejos e ilusões forem investigados em sua fonte, pode-se verificar que os mesmos se acham profundamente arraigados nos instintos físicos: Audição, Visão, Olfato, Paladar e Tato para a mente, todas as suas percepções são agradavéis, e deles que o desejo e a ignorãncia surgem. A sensação que é experimentada, se a pessoa aprova e acha agradável então é condicionada o desejo e o apego ao objeto desejado. Assim o desejo, tendo um grande vigor já em sua base, pode manifestar-se em tudo, inclusive mesmo, em relação à morte. A isto se chama a verdade do sofrimento.
A Extinção do Sofrimento
- Seria o desaparecimento da ignorância, do desejo, apego, cobiça, ódio e ilusão e o abandono da visão de Eu e Meu. O desejo, que se mantém alocado intrisicamente na raiz de toda a paixão humana, se puder ser removido, aí então, morrerá esta paixão e desaparecerá consequentemente, todo o sofrimento humano. Isto é chamado de a Verdade da extinção do Sofrimento.
A Nobre Caminho Óctuplo
- O grande contemplar de um estado de tranquilidade, em que é possibilitada a extinção dos desejos e do sofrimento, deve-se percorrer o Nobre Caminho Óctuplo, andando em sua direção na suas oito etapas, que são: Visão correta (Ter a consciência das Quatros Nobres Verdades e da Transitóriedade de todas as coisas), Pensamento Correto (Desenvolver atitudes Nobres como: Bondade e aversão em prejudicar o próximo), Palavra Correta ( Não Mentir, controlar seus instintos em censurar os outros), Ação Correta (Não Matar qualquer ser vivo, roubar, praticar lúxurias), Vida Correta (Busca de Meios de vida que não prejudiquem o próximo), Esforço Correto (O Esforço de evitar o mal, e o esforço em realizar o bem), Intenção Correta (Percepção continua da Mente, Fala e Pensamento) e Concentração Correta (a compreensão da solidão, de forma a desenvolver um único objetivo da mente, através da meditação e reflexão). Eis a verdade do Nobre Caminho para a Extinção dos Desejos.