Nascimento
Siddarta Gautama filho da Rainha Maya e do Rei Shudodhana, nasceu 563 a.C nas proximidades da cordilheira do Himalaia em Kapilavastu, que hoje pertence a região do Nepal.
Especulam - se que a rainha Maya teve um sonho onde seres celetiais, vieram busca-lá, onde recebeu vestes divinas; então surge o Buda em forma de um elefante branco e três vezes caminha atrás dela.
Buddha's wisdow is as broad as the extensive ocean and his spirit is full of great compassionO rei querendo ter um parecer de seu filho, chama uns ascetas, que menciona: se Siddarta Gautama opta-se pela vida Laica se tornaria um grande Monarca, mas se escolhesse não ficar na vida Laica se tornaria um Buda e revelaria a Verdade.
Com muito receio, seu pai pergunta o que faria ele abdicar a seu reino. O sábio responde, que ele veria 4 sinais: um homem decrépito, uma pessoa doente, um morto e um monge.
Então já casado, e após o nascimento de seu filho Rahula, Siddarta Gautama ao se defrontar com os sinais inerentes a existência humana: um homem decrépito, uma pessoa doente, um morto e um monge se envolve por um anseio impregnante de encontrar a verdade.
Deixa o seu reino, e vai para floresta, onde fica em média de 6 anos de consternação infrutíferas, jejuns prolongados enfraqueceram-no, que veio a cair em fraqueza, graças a uma camponesa que ofereceu um prato de arroz e um leite teve a oportunidade de se recuperar.
Siddarta Gautama após se recuperar chega a conclusão que não faria, mais austeridades e ficaria no "Caminho de Meio", que hábitos simples preparia ele melhor para a Iluminação. Em uma tarde sentou-se em meditação sob a árvore (Bodhi) e se firmou no voto de Iluminar-se.
Sutras (Ensinamentos do Buda)
Iluminação
Foi assombrado pelas paixões mundanas, mas persevera na busca da iluminação, e em profunda meditação e calma toca a grama com a mão, para que ela seja testemunha das suas intenções e atráves dessa meditação alcançou a "Mente Búdica" e Iluminou-se e vislumbrou a realidade da existência, e a Originação dependente ou Co- produção condicionada e que todo sofrimento surgi da ignorância e do desejo e para transcender essa realidade pregou o Dharma (Ensinamento).
Após alguns dias de meditação, onde reflete se deveria proclamar sua descoberta,resolve anunciar a verdade Dharma, sua primeira pregação se da (Sarnath, Bernares), e por conscidência seus primeiros discipulos foram seus antigos companheiros de ascese.
Analisando todo o contexto, e citando uma visão de Karen Armstrong, Buda em sua iluminação, lembrou-se de uma tarde com o Pai e a Mãe por entre os bosques, e contemplou um soprar vivificante, em sua face de criança, e o esplendor sereno desse despertar, tocou sua consciência, foi o primeiro homem, a perceber a incapacidade de duvidar de si mesmo, e de dúvidar de qualquer tipo de conceito, foi o momento do nada (vazio) e na percepção da Compaixão e Sabedoria de Amitabha/Amitayus. Foi sentir-se acolhido em sua Compaixão e Sabedoria E cita que: "Dentro do Céu e da terra não haveria ser como ele".

